NÓS SOMOS MUITAS
Ensaios
01
Nós somos muitas
Blog Peixe-elétrico, junho de 2017
02
O além do laço: de Nietzsche a Lady Day, passando por poetas e buracos
Pena vadia, abril de 2015
03
Freud, Hitler e o moralista
Pena vadia, março de 2014
04
Um confuso ruído (Tchaikovsky e 2013)
Notas de programa da OSESP, novembro de 2013, a propósito da Fantasia em Fá Menor, Op.18 de Tchaikovsky (A Tempestade). Tratava-se também, àquela altura, de um comentário oblíquo das chamadas “jornadas de junho”
05
Do instante ao canto: o vão do universo (Zé Miguel Wisnik)
Apresentação que fiz de José Miguel Wisnik no seminário “Moods of Thought”, organizado por Enea Zaramella e Carlos Fonseca em Princeton, em maio de 2012. O seminário com Wisnik era a continuação do diálogo que mantivéramos, meses antes, com Hans Ulrich Gumbrecht
06
O pai, lá em cima (Chico e Sérgio Buarque)
Blog da Companhia, novembro de 2014, a propósito do lançamento de O irmão alemão, de Chico Buarque
07
O mestre e o exílio do pai da Semana (Mário de Andrade e Sérgio Buarque de Holanda)
O Estado de S. Paulo, 23 de abril de 2011
08
Cenas de leitura (Piglia)
Piauí, dezembro de 2015, a propósito do primeiro volume dos Diarios de Emilio Renzi, que seriam posteriormente lançados no Brasil pela Todavia
09
Literatura e respiração: Ricardo Piglia (1940-2017)
Blog Peixe-elétrico e Blog da Companhia, janeiro de 2017, por ocasião da morte de Ricardo Piglia
10
Hatoum e os fantasmas
Pena vadia, agosto de 2010
11
À deriva (Heitor Dhalia)
Pena vadia, abril de 2010
12
A classe das almas
Pena vadia, outubro de 2015
13
Espreguiçando-se (Kafka)
Pena vadia, dezembro de 2009
14
A sombra e a sobra
Pena vadia, novembro de 2009
15
Leitura e superfície: abrolhos
Pena vadia, dezembro de 2010
16
Duas meninas (abandonadas)
Pena vadia, abril de 2015
17
O que é isso, Caetano? (Revolução, culpa e desejo)
Serrote n.12, novembro de 2012. Ao comentar a polêmica entre Caetano e Schwarz, o texto flerta com o que era, à época, o otimismo em relação à expansão da economia, bem como a um possível aspecto regenerador no surgimento de uma nova classe de consumidores no Brasil
18
Falo da PUC: dos padres e de Zé Celso
Pena vadia, novembro de 2012. A propósito de uma polêmica sobre a consulta para a designação do próximo reitor da PUC-SP, e o ato de José Celso Martinez Corrêa no Pátio da Cruz
19
O domínio da música (Richard Strauss)
Revista OSESP, agosto/setembro de 2014, e Notas de Programa, a propósito da inclusão do Don Juan, de Richard Strauss, no repertório da orquestra
20
Karajan e a espada
Pena vadia, maio de 2014
21
Baile com a morte (Strauss)
Revista OSESP, junho/julho de 2015, e Notas de Programa da orquestra, a propósito de Salomé, de Strauss
22
Antonio Candido: a literatura contra a morte
Folha de S.Paulo, 12 de maio de 2017. Dia da morte de Antonio Candido
23
A síncopa: por que ela, agora, aqui?
Apresentado em “Sincopação do mundo: dinâmicas da música e da cultura”, com José Miguel Wisnik e Antonio Nóbrega, na Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin da USP, em agosto de 2015
24
A gambiarra como destino (de Hélio Oiticica a Daniela Thomas)
Serrote n.28, março de 2018. Este ensaio tem como origem minha participação na instalação Myth Astray: A Project by Arto Lindsay, em associação com a exposição Hélio Oiticica: To Organize Delirium, em setembro de 2017, no Susan and John Hess Family Theater do Whitney Museum em Nova York
25
A Bahia tem um jeito (para o Brasil)
Pena vadia, agosto de 2017. O texto se origina na visita que fiz, com Andréa de Castro Melloni e João Biehl, à Universidade Federal do Sul da Bahia, onde então se implantava, sob o reitorado de Naomar Almeida Filho, um interessantíssimo projeto pedagógico inspirado nas ideias de Anísio Teixeira. O ensaio ganhou fôlego e circulou bastante pela rede, talvez porque dissesse então algo sobre um último momento utópico do ciclo de expansão da universidade pública brasileira, que marcara a década anterior e se encerrava brutalmente no momento da nossa visita
26
Onde estão as mãos pretas (Caetano Veloso)
Blog Peixe-elétrico, janeiro de 2018. A propósito de um comentário de Bruno Torturra desaparecido da internet, da polêmica sobre o filme Vazante, de Daniela Thomas, e de um velho texto sobre Caetano Veloso e os tambores. A introdução foi revista para este livro